16/12/13

Newsletter Nº 58 | dezembro | 2013




Destaque Sebentaua

Notícia
A Universidade Aberta (UAb) comemora em 2013 as bodas de prata da sua fundação e do início da oferta formal de Ensino Superior a Distância em Portugal. A comemoração dos 25 anos de existência é motivo de orgulho para a comunidade UAb e particularmente para todos os que nela trabalham.

Ao longo destes 25 anos a Universidade Aberta acompanhou de perto a evolução da ciência e da tecnologia, mas também das metodologias de ensino/aprendizagem, transformando-se numa autêntica universidade de eLearning.

Fazendo jus à sua missão e ao seu projeto, a UAb orgulha-se do papel decisivo que desempenhou (e desempenha) tanto na promoção da qualificação da população adulta portuguesa, como na internacionalização do ensino universitário no espaço de expressão lusófona.

Um quarto de século significa a consolidação de um projeto de inovação pedagógica, na educação em rede para a Sociedade Digital, o que tem sido celebrado pela comunidade de estudantes, docentes e funcionários, com várias iniciativas.

Assim destacam-se a concessão do grau de Doutor Honoris Causa atribuído em junho último ao professor doutor Roberto Carneiro; a realização de um ciclo de conferências 25 anos de Educação a Distância e Elearning em Portugal: Investigação e Ensino; a criação do site dos 25 anos que faz um percurso pela história da UAb revivendo os grandes momentos da instituição (http://www2.uab.pt/uab25/docs/programa.pdf); o III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e eLearning; o Encontro anual de estudantes sob o lema «25 anos UAb – Ontem, hoje e amanhã» e a sessão comemorativa dos 25 anos da UAb.

Ainda de assinalar, a realização do 20.º encontro anual do ICDE - Standing Conference of Presidents (SCOP), o qual foi organizado, em novembro último, pela Universidade Aberta (UAb) em parceria com o ICDE (International Council for Open and Distance Learning) e a EDEN (European Distance and E-Learning Network).

Estamos de parabéns, pelo quarto de século já percorrido; estamos de parabéns, sobretudo porque a celebração das bodas de prata permite-nos seguramente afirmar a nossa convicção quanto à razão da nossa existência e a certeza quanto ao sentido do nosso futuro.

Imagem
Grau de Doutor Honoris Causa atribuído ao professor doutor Roberto Carneiro

Imagem
Conferência EaD, e-Learning e Interculturalidade

Imagem
Sessão comemorativa dos 25 anos da UAb