17/06/13

Portaria n.º 203/2013 - Cria a medida Vida Ativa - Emprego Qualificado



Portaria n.º 203/2013 Ministério da Economia e do EmpregoCria a medida Vida Ativa - Emprego Qualificado 


A medida Vida Ativa - Emprego Qualificado visa, assim, integrar os desempregados de forma mais célere em percursos de formação modular - baseados em unidades de formação de curta duração do Catálogo Nacional de Qualificações - ou em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, nas vertentes profissional e de dupla certificação, com vista à aquisição de competências relevantes para o mercado de trabalho, que potenciem ou valorizem as que já possuem, e à mobilização para processos subsequentes de qualificação ou reconversão profissional, particularmente em setores de bens ou serviços transacionáveis.

Artigo 3.º Destinatários

1 - São destinatários da medida Vida Ativa os desempregados inscritos nos Centros de Emprego ou nos Centros de Emprego e Formação Profissional (Centros) do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.).

2 - Constituem públicos prioritários:
a) Os desempregados inscritos há mais de seis meses;
b) Os desempregados que não possuam o 9.° ano de escolaridade ou que não possuam uma qualificação ajustada ao mercado de trabalho;
c) Os desempregados que integrem agregados familiares em que ambos os membros se encontrem desempregados ou agregados monoparentais.

3 - Podem ainda ser definidos, em sede de regulamento específico, outros critérios de priorização no acesso à presente medida em função da estrutura ou composição do desemprego registado.

12/06/13

Newsletter Nº 52 | junho | 2013




 Destaque "sebentaua"


As candidaturas a licenciaturas da Universidade Aberta (UAb), por acesso direto, transferência, mudança de curso, reingresso e regime de unidades curriculares isoladas realizam-se online, até 5 de julho de 2013, para o 1.º semestre do ano letivo 2013-2014. O mesmo tipo de candidaturas, para o 2.º semestre do ano letivo 2013-2014, efetua-se online, de 1 a 22 de outubro de 2013.

As licenciaturas disponíveis no próximo ano letivo são as seguintes: Ciências da Informação e da Documentação;Ciências do AmbienteCiências SociaisEducaçãoEstudos ArtísticosEstudos EuropeusGestãoHistória;HumanidadesInformáticaLínguas AplicadasMatemática e Aplicações.

Conheça os regimes de acesso à UAb, os requisitos dos mesmos e outras informações, emhttp://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/candidato/candidaturas.


O Projeto de Investigação Elearning e Avaliação Digital no Ensino Superior - @ssess.he, desenvolvido pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning, (LE@D), da Universidade Aberta (UAb), em parceria com outras instituições de Ensino Superior e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), está a organizar a 1.ª conferência internacional “Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (CATES 2013)”, que decorrerá nos dias 18 e 19 de julho de 2013, no Museu das Comunicações, em Lisboa.

Considerando os novos cenários de aprendizagem a que se ligam, igualmente, novas perspetivas sobre a sua avaliação, a iniciativa tem por objetivo promover um amplo debate sobre esta temática, especificamente centrado nas questões relacionadas com a avaliação digital no ensino superior.

Informações disponíveis em http://cates2013.com/.