30/07/11

RECRUTAMENTO: ORIENTADORES DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL




RECRUTAMENTO: ORIENTADORES DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

A Universidade Aberta (UAb) está a constituir uma bolsa de orientadores de estágio do Minor em Serviço Social – Licenciatura em Ciências Sociais. Para tal, estão abertas candidaturas para eventuais futuros colaboradores, de acordo com o modelo de ensino a distância da UAb.


1. Requisitos de seleção:

24/07/11

A utilização do telemóvel pelas crianças




Quem consegue imaginar um jovem sem telemóvel? Que jovem se consegue imaginar sem telemóvel? E se falarmos de crianças, com que idade começam elas a ter esse aparelho?

Para a juventude de hoje, o telemóvel parece ter-se tornado numa extensão do seu próprio corpo. Na verdade, o mesmo acontece com muitos adultos. E se se fala dos problemas causados por os alunos não quererem prescindir dos seus telemóveis ligados durante as aulas, o problema torna-se mais difícil de abordar quando se assiste a reuniões de pais na escola, em que os seus aparelhos tocam "alto e bom som" e eles os atendem na frente dos filhos e dos professores.

Um estudo de mestrado sobre a utilização de telemóveis por crianças do 1.º ciclo da zona de Lisboa, realizado por Kárita Francisco, na Universidade Nova de Lisboa, chega a algumas conclusões comuns a outros, por ela referidos, realizados na Finlândia. Até aos 10 anos, o telemóvel é mais utilizado para jogar e para a criança poder estar em contacto com os pais. A partir dessa idade as outras funções ganham um peso crescente, passando a comunicação com os amigos a entrar em competição com a estabelecida com os pais.

Os pais começam por dar o primeiro telemóvel aos filhos, muito novos, com frequência, para os sentirem em segurança, por poderem contactar com eles a qualquer momento. Também nos novos tipos de família (pais separados, por exemplo), diz Kárita Francisco, a posse do aparelho é considerada um recurso facilitador da comunicação.

A moda e o consumismo são outros fatores que contribuem para a popularização dos telemóveis, particularmente a partir dos 10 anos. Eles constituem mais um elemento de pertença ao grupo.

Não obstante as vantagens de possuir telemóvel, a minha experiência diz-me que é fundamental pensar nos riscos e nas formas de os prevenir. Diria que é conveniente começar por se pensar para que se pretende o telemóvel e escolher um que preencha os requisitos e não os exceda largamente. Um aparelho caro, de última geração, cheio de funções dispensáveis, é um chamariz para roubos ou para consumos supérfluos, sendo, desde logo, uma forma de deseducar crianças/jovens enquanto consumidores.

A definição/negociação de regras de utilização não pode ser dispensada: quanto se pode gastar, tipo de tarifário, situações de utilização, etc. No que se refere a esta última questão, é imprescindível que os jovens se apercebam de que há usos ilícitos do telemóvel que podem ter consequências sérias, como a utilização em salas de aula, a gravação de imagens sem autorização, a realização de downloads ilegais.

Para terminar, lembro os pais de que não se podem esquecer do ditado "Bem prega Frei Tomás, não ouças o que ele diz, olha para o que ele faz." Como podem esperar uma boa utilização do telemóvel pelos seus filhos, se são os primeiros a dar o mau exemplo?

23/07/11

La ciudad romana de Conímbriga

Conímbriga
La ciudad romana de Conímbriga, cerca de la actual localidad de Condeixa-a-Nova, Portugal, pertenecía a la provincia romana de Lusitania. Sus ruínas son las de mayor tamaño e importancia de todo el territorio luso.

Su ocupación por los romanos se produjo en el año 139 a.C., durante las campañas de conquista llevadas a cabo por el general y político Décimo Junio Bruto.

Durante el siglo primero de nuestra era, se construyen las grandes termas y el foro. Su muralla perimetral de un kilómetro y medio de extensión, data del siglo IV, época de declive romano.

Entre los años 465 y 468, la ciudad sufre el ataque de los pueblos bárbaros (suevos).

16/07/11

MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÃO UAB: LISTAS DE ADMITIDOS



A “postagem” desta notícia é em nosso entender importante para motivar aqueles que estudam e reforçam as suas competências na UAB e pelo agrado que foi verificar companheiros de licenciatura a enveredarem pela continuação de estudos de nível 7/Mestrado. Desde já os públicos PARABENS.
Continuando nesta onde de motivação para os que frequentam a licenciatura é importante dizer-vos, que alunos da nossa Universidade “alimentam” muitos dos Mestrados nas chamadas Universidades de referência – Coimbra, Lisboa, Porto e Aveiro - com resultados de excelência (alguns 19 e 20)que fazem corar de vergonha, os alunos dessas Universidades, que pensam a UAB como uma Universidade diferente.

Nós... vós… todos nós, vamos valorizar-nos, valorizando a UAB.




Consulte as listas de candidatos admitidos nos mestrados seguintes

06/07/11

PROVAS DE ACESSO À UAB PARA MAIORES DE 23: 2ª FASE



Os candidatos à Universidade Aberta (UAb), através do acesso para maiores de 23 anos (ACFES), para o ano letivo de 2011/2012, prestam, no âmbito da 2ª fase de candidaturas, provas escritas presenciais de 20 a 29 de julho de 2011. Com o objetivo de ingressar numa licenciatura desta universidade, os candidatos realizam os exames de acordo com o curso de 1º ciclo pretendido.

Os candidatos podem verificar as provas requeridas para cada licenciatura e aceder aos enunciados modelo, ao calendário e aos locais de realização das provas, em:
http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/futuro-estudante/candidaturas/maiores-de-23-acfes

MATRÍCULA E INSCRIÇÕES PARA O 1º SEMESTRE DE 2011-12



Os estudantes da Universidade Aberta (UAb), do 1º.ano e seguintes, realizam, de 18 de julho a 5 de agosto de 2011, a matrícula e inscrições online para o 1º.semestre do ano letivo de 2011-12. Durante esse período, são disponibilizadas a matrícula e as inscrições online, no Portal Académico.

Os estudantes da UAb residentes em Portugal podem efetuar os seus pagamentos à universidade através de referência multibanco (MB), que lhes é facultada no Portal Académico, ou no ato da candidatura. Esta forma de pagamento substitui a transferência bancária e o depósito em conta e vigora para candidaturas, matrícula, inscrições, propinas, pedidos de equivalências, certidões, declarações e seguro escolar, entre outros emolumentos. As referências multibanco só ficam disponíveis no sistema MB entre 24 a 48 horas úteis após a sua criação, devendo o pagamento ser efetuado dentro do prazo limite indicado na fatura.

Aceda ao Portal Académico.
Consulte outras informações sobre matrícula e inscrições.
Saiba mais sobre os pagamentos à UAb, para residentes em Portugal e no estrangeiro.