31/03/11

CANDIDATURAS - ANO LETIVO 2011/2012



CANDIDATURAS PARA O ANO LETIVO DE 2011/2012: 1 a 15 de abril de 2011

Requisitos:
Pode candidatar-se, por acesso específico, a um curso de 1º ciclo (licenciatura) da UAb, o candidato que reunir, cumulativamente, uma das condições do ponto 1. e o ponto 2.:
1. Idade:
a) 21 anos;
b) Trabalhador(a)-estudante com idade mínima de 18 anos, que tenha este estatuto desde os 16 anos.
2. Habilitações: 12º Ano de escolaridade ou equivalente legal.

Em que consiste o acesso específico:
Na realização de uma ou duas prova(s) escrita(s) presencial(ais) (consoante o curso pretendido), cuja aprovação garante o ingresso na UAb (mas não permite o acesso a qualquer outro estabelecimento de ensino superior), possibilitando a matrícula no ano de aprovação e nos dois anos subsequentes.

Candidaturas:
As candidaturas realizam-se online, de 1 a 15 de abril de 2011, através do envio dos documentos seguintes (a falta de algum documento será considerada fator de exclusão):
==> Inscrição online
==> Anexação, em formato digital, dos documentos seguintes (caso o tamanho do anexo exceda os 2Mb, a digitalização dos documentos abaixo deve ser enviada para candidaturas@univ-ab.pt, com a indicação do nº de candidato, nome e nº do documento de identificação):
• Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
• Certificado de habilitações;
• Comprovativo do pagamento do processo de candidatura, no valor de 60€.

HUMANIDADES: CANDIDATURAS À UAB PARA MAIORES DE 23 E POR ACESSO ESPECÍFICO




Informam-se os candidatos às licenciaturas em Estudos Artísticos; Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Portugueses); Línguas, Literaturas e Culturas (Línguas Estrangeiras - Estudos Franceses e Estudos Ingleses) que estes cursos de 1º ciclo estão a ser objeto de uma profunda reestruturação, que pode resultar na criação de uma nova licenciatura em Humanidades (em fase de acreditação junto da A3ES-Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). A licenciatura em Humanidades continuará, no entanto, a contemplar as áreas de Línguas e Literaturas (Portuguesa e Estrangeiras) e de Estudos Artísticos e Culturais.

Assim que este novo curso reunir as condições para entrar em funcionamento, a UAb solicitará formalmente aos candidatos que se matricularam no 1º ano de um destes cursos - Estudos Artísticos; Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Portugueses); Línguas, Literaturas e Culturas (Línguas Estrangeiras - Estudos Franceses e Estudos Ingleses) - que transitem para o plano curricular da nova licenciatura em Humanidades.

23/03/11

UNIVERSIDADE ABERTA NO TAGUSPARK EM ABRIL




A Universidade Aberta (UAb) desloca serviços seus para o Taguspark a 1 de abril de 2011. A UAb mantém a sua sede em Lisboa, no Palácio Ceia (R. da Escola Politécnica, nº 147), localizando-se aqui a Reitoria, a Associação Académica, os Serviços de Documentação (a funcionar das 9h às 18h), a Livraria (aberta das 10h às 13h e das 14h às 16h30) e um posto de atendimento presencial dos Serviços de Apoio ao Estudante.

Mantém-se também no Palácio o gabinete do Presidente do Conselho Geral, bem como o do Presidente do Conselho Científico e do Presidente do Conselho Pedagógico, a par do CEMRI-Centro de Estudos das Migrações e de Relações Interculturais.

A UAb agradece desde já a compreensão de todos, relativamente a eventuais perturbações dos serviços que possam ocorrer nos próximos dias.

16/03/11

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO




1 - O que muda e não muda, para Portugal, com o Acordo Ortográfico?

2 - Adaptação de atual, o novo acordo ortográfico,de João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia, Texto Editora, 2007

APRESENTAÇÃO DA BASE DE DADOS EM ESTUDOS SOBRE AS MULHERES



Este trabalho consiste na compilação da informação bibliográfica, na área das Ciências Sociais e Humanas, relevante para a investigação em Estudos sobre as Mulheres, de género e feministas, abarcando os títulos publicados em Portugal, num período compreendido entre o ano de 1998 até 2005, na sequência da obra de Maria Regina Tavares da Silva, intitulada: A Mulher, Bibliografia Portuguesa Anotada, 1518-1998, de 1999. Para além dos livros publicados, esta Base de Dados inclui ainda as monografias (dissertações de licenciatura e de mestrado e teses de doutoramento) inventariadas nas Universidades Portuguesas.

A Base de Dados pode ser consultada no seguinte endereço:
http://www.univ-ab.pt/cemri_esm/

RESULTADOS DA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES PARA O CONSELHO GERAL DA UAB



Resultado do ato eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral da Universidade Aberta (UAb), tendo ganho a Lista A.